Deixe sua impressão sobre a visita ao Forte São Marcelo.
35 comentários:
Anônimo
disse...
Que dia especial!
Fomos ao Forte São Marcelo. Uma aventura e tanto! Conhecemos o guia e, não por acaso, o nome dele também era Marcelo, igual ao do Forte. Uma pessoa muito competente. Aprendemos muitas coisas importantes sobre o Forte. A passagem pela solitária me deixou impressionada, cheguei a sonhar quando fui dormir. Adorei a experiência!!!
No dia 29/03/08, fui surpreendida por minhas professoras, pois até o momento eu não tinha idéias do que iria acontecer, mas quando pegamos a lancha descobri que era um momento único, conhecer o patrimônio histórico da cidade e se surpreender com os relatos que o Marcelo expôs para todos. Visitar o Forte São Marcelo é um privilégio, porque é um paraíso de beleza e de conhecimento histórico, e do descobrimento da baia, as histórias da fundação de Salvador. Lá encontra-se várias artilharias de 46 peças de ferro e bronze de diversos calibres. Em 1664 progrediram as edificações da cisterna e os compartimentos dos 12 quartéis. O Forte São Marcelo é um terraplano de 241 metros de circunferência é uma antiga fortaleza construída no século VXII, para defender a Bahia dos ataques estrangeiros e hoje um moderno Centro Cultural e um lugar de lazer e muito afrodisíaco, pois tem belos restaurantes e uma linda vista para o mar e a cidade.
Para mim a visita ao Forte São Marcelo foi muito interessante porque tive um momento ímpar de participar da História da nossa cidade, visitando locais onde personagens da luta pela Independência da Bahia ficaram presos. Tive também oportunidade de ampliar meus conhecimentos, pois ficou marcante, por ser dia 29de março, aniversário da cidade do Salvador. Grato pela opotunidade.
A visita ao FORTE SÃO MARCELO para mim foi ótima, pois fiquei surpreso com o verdadeiro significado das cores da nossa bandeira, da pinga e da aguardente. Jamais imaginava que o FORTE SÃO MARCELO guardava um acervo tão rico.
Foi bastante fascinante a visita ao forte São Marcelo. Tivemos uma verdadeira aula sobre a história da Baía de Todos os Santos. Fiquei envaidecida ao saber que somos privilegiados em termos uma paisagem maravilhosa.
Os professores não poderiam ter escolhido local melhor para visitarmos. O Forte de São Marcelo, segunda fortaleza marítima, erguida num banco de areia, próximo ao Porto de Salvador. Paisagem única, em torno da belíssima Baía de todos os Santos. Foi muito bom! São esses encontros que enriquecem nosso currículo.
A visita ao Forte São Marcelo, para mim, foi uma boa experiência conhecer sua história. Foi muito interessante, aprendi muitas coisas com o guia Marcelo. Os objetos que eram usados para castigar os escravos, alguns produtos de grande valor como: cana-de-açúcar, fumo e algodão. O que mais me deixou triste foi como os escravos eram tratados por seus donos. Gostei de ver o Forte restaurado.
No dia 29/03/2008 fomos, com os professores de Língua Portuguesa, Historia, Geografia e a coordenadora, conhecer o Forte São Marcelo. Foi uma tarde maravilhosa, cheia de conhecimentos e descobrimentos. Eu fiquei muito encantada com as histórias que o guia Marcelo nos contou. O Forte São Marcelo estava abandonado, com as suas estruturas em ruínas e servindo de ponto de encontro para uso de drogas e prostituição. Mas, o prefeito e algumas entidades juntaram-se em prol do Forte São Marcelo e o mesmo foi recuperado e está aberto à visitação pública.Eu vou voltar ao Forte outra vez. Parabéns coordenadores e professores! Vocês são demais.
Fique muito feliz em poder visitar as dependências daquela sentinela que foi erguida sobre um enorme banco de areia de forma arredondada. Guarda no seu interior uma riqueza de grande valia para nós baianos. Ainda existem nele peças e utensílios dos séculos XVI ao XIX, as salas foram transformadas em museu, o que nos engrandece com sua história. A recepção foi muito calorosa.
A visita o Forte São Marcelo foi gratificante para mim, descobri muitas coisas: o forte serviu como prisão para as pessoas que se rebelavam contra o governo português; solados eram trazidos contra sua vontade e, em Salvador, existiram 30 fortes e hoje apenas 13 sobrevivem. Porém, 4 deles estão abertos à visitas. Foi muito bom conhecer a história do Forte São Marcelo
O Forte São Marcelo, conhecido também como Umbigo de Salvador, é um lugar muito especial. Senti-me muito privilegiada por estar naquele lugar histórico; tive a sensação de que tinha passado por tudo aquilo. Apesar de existir desde 1650, tem uma imagem viva e encantadora.
Forte São Marcelo, popularmente conhecido como Forte do Mar, localiza-se em Salvador, capital da Bahia. Erguido durante o século XVII, o forte esteve envolvido na maioria dos conflitos políticos de Salvador e durante a guerra da Independência de 1822-1823. Após esta data o forte esteve em ruínas, com dois anéis inferiores como pontos de drogas, prostituição e abrigo de mendigos. Após uma análise dos órgãos competentes, sabendo do poder que o Forte São Marcelo representa para a cidade de São Salvador, foi reformado para visita do público. A minha experiência no Forte foi de alto conhecimento na parte histórica de nossa cidade, pois eu não tinha conhecimentos, principalmente do significado das cores da Bandeira do nosso país. Eu, com palavras, só tenho a agradecer a todos os profissionais que fizeram essa experiência acontecer. Obrigado!
No dia 29/03/08 recebi um convite de minhas professoras para um passeio ao Forte São Marcelo, ponto histórico e turístico de Salvador. Apesar de morar em Salvador, foi minha primeira visita ao Forte, até mesmo porque antes de sua recuperação não tinha interesse em conhecê-lo, pois, na verdade, o conhecimento que eu tinha era que o local estava abandonado, e que estavam usando-o como ponto de prostituição e tráfico de drogas. Eu não tinha conhecimento que nele aconteceu uma grande história da nossa cidade. Nesse belo passeio, eu e meus colegas tivemos informações do guia turístico Marcelo sobre o envolvimento do Forte São Marcelo na maioria dos conflitos políticos, no século XIX, inclusive durante a guerra da independência do Brasil em 1822-1823. O Forte São Marcelo, construído sobre um banco de areia, em 1650, visando, principalmente, evitar o retorno de invasores holandeses foi recuperado e pode ser visitado, inclusive para estudos históricos sobre Salvador. Hoje, mais do que nunca, o Forte São Marcelo continua sendo o “Umbigo da Bahia'', como bem disse Jorge Amado.
Eu gostei muito de conhecer o Forte de São Marcelo. Foi maravilhoso. O que chamou mais a minha atenção foi a solitária onde os presos considerados mais perigosos ficavam. Quando eu entrei lá, tive uma sensação de sufocamento.
A visita ao Forte São Marcelo, no dia 29/03/2008, foi muito importante e proveitosa, pois foi uma atividade diferente. Ao observar os aspectos que há lá no Forte, conhecemos melhor a história da cidade de Salvador, nos fazendo refletir sobre o passado e o presente da Baía de Todos os Santos. Lá, alguns aspectos nos chamaram muito a atenção como, por exemplo, a sala solitária onde ficavam 140 pessoas presas.
A visita ao Forte São Marcelo foi muito interessante, pois aprendemos mais sobre a história do Forte e da cidade. O guia que nos atendeu foi muito educado, simpático e atencioso. A aula, como um todo, foi enriquecedora para nosso aprendizado.
O grupo do EJACAV articulou esta visita ao Forte de São Marcelo com o objetivo de contribuir para que nos tornemos pessoas mais críticas e reflexivas, capazes de compreender melhor e analisar a história em geral. Por isso, foi um privilégio conhecer a história de um ponto turístico da cidade e ver de pertinho o cenário da história contada e o lugar onde se encontra o Forte de São Marcelo. Obrigada pela oportunidade!
No dia 29/03/20008 fui ao Forte São Marcelo. Foi uma aventura e tanta! Na verdade, foi uma aula diferente e interessante e, só espero conhecer os outros fortes. Gostei muito de conhecer as histórias da Baía de Todos Santos. E o que me deixou mais impressionada foi a passagem pela solitária, pois cheguei a imaginar o que eles passaram por lá.
No dia 29 de março de 2008 fui ao Forte São Marcelo acompanhada dos professores e da coordenadora. Foi uma experiência maravilhosa, pois pude conhecer um pouco mais das histórias da nossa cidade e o sofrimento que as pessoas passaram naquele lugar. Apesar do Forte ser tão lindo, guarda história triste, como pudemos ouvir do guia, e visitar os locais onde ocorreram fatos tristes, como a sala solitária. Também pudemos ver objetos antigos como o moinho de açúcar, pratos moringas, panelas e fogareiro, todos de argila. Conhecemos armamentos usados naquela época. Foram vários descobrimentos muito proveitosos para nosso conhecimento. Todas as salas, cada uma guarda sua história. Foi muito bom ir ao Forte São Marcelo.
O Forte São Marcelo tem atraído uma grande quantidade de admiradores, devido a sua beleza, que forma um palco sobre as águas. É um ponto turístico de grande valor sócio-cultural para a nossa cidade. Pela experiência dos colegas, compreendi o quanto perdi a respeito da riqueza histórica que representa esse Forte. Entretanto, através de pesquisas em jornais e Internet fiquei maravilhada com a beleza estrutural do Forte São Marcelo.
A visita ao Forte São Marcelo foi uma das aulas, fora da sala, mais importantes. Os professores não poderiam ter escolhido lugar melhor para conhecermos no dia do aniversário da cidade. Foi um prazer em conhecer o Forte e sua história, e saber que os pontos turísticos estão sendo visitados por todos os estudantes.
Em visita ao Forte São Marcelo, no dia 29 de março de 2008, data do aniversário da cidade do Salvador, juntamente com os professores do EJACAV, passamos uma tarde diferente. Visitando este Forte, de valor histórico para nossa terra e para o mundo, vivi uma experiência maravilhosa, me senti uma baiana estrangeira. Fomos recebidos pelo guia Marcelo. Ele nos fez uma demonstração de toda história do Forte, antes e depois de sua reforma. A visita ao Forte, para mim, enriqueceu meu conhecimento. Tive a oportunidade de ver de perto objetos usados na época da colonização; assim com aquelas selas com passado histórico muito forte, que ficou na história, não só para a Bahia como para o mundo. O Forte São Marcelo, com sua magia fascinante, localizado no meio do mar, cercado de água azul-verde da calma e serena Baía de Todos os Santos, é uma das nossas maravilhas.
Visitar o Forte São Marcelo foi uma experiência muito boa, porque eu só conhecia através da tv, cartão postal e, toda vez em que eu subia de ônibus a Ladeira da Montanha, fosse de dia ou de noite, eu admirava o Forte. Sempre tive vontade de estar lá, faltava-me coragem, porque nunca andei de barco, ficava com medo. Ah!! Mas, quando surgiu a oportunidade, não pensei duas vezes, encarei o desafio, e a experiência foi maravilhosa. Conhecer um pouco da história de Salvador é muito bom; visitar as salas do Forte foi muito interessante e, principalmente, saber que o Farol da Barra e a igreja de Santo Antônio são Fortes também. Incrível!!!
A visita ao Forte São Marcelo foi muito importante, pois fiquei sabendo um pouco mais sobre a história do Forte, conhecido também como Umbigo de Salvador. Ao chegar, fomos recebidos pelo guia Marcelo, ai seguimos conhecendo salas com selas e com passado muito forte, armas da época da colonização, e uma linda maquete.Tenho registrado essa linda aventura junto com professores e colegas, e com a bela vista do mar.
No dia 29 de março, a turma do 2º ano foi privilegiada ao visitar o Forte São Marcelo. O Forte é um lugar extraordinário, localizado no meio do mar da Baía de Todos os Santos. O Forte é um centro histórico maravilhoso, que nós jamais iremos esquecer. O Forte São Marcelo tem uma história muito emocionante, que chega doer no fundo do coração. Para nós, alunos do EJACAV, foi uma experiência de muito enriquecimento. No Forte, o espaço externo e as salas contam as histórias das pessoas que ficaram presas como o Bento Gonçalves e outros que sofreram tanto naquelas selas, e muitos outros. Isso tudo para mim foi emocionante demais e que vai ficar comigo para sempre.
Visita ao Forte São Marcelo Nos encontramos todos no Terminal Marítimo da Baiana, no Comércio, tomamos a balsa com destino ao Forte São Marcelo, onde desembarcamos. Logo que chegamos, fomos recebidos por um guia e um padre do forte, recebemos a benção e seguimos viagem ao passado, onde resgatamos um pouco da nossa história. Foi de grande importância esta aula no Forte, pois viajamos ao passado, vivendo o momento, e conhecendo experiências daquela época. O Forte era algo que estava sempre no mesmo lugar, passávamos, víamos, mas não conhecíamos sua história, de grande importância para a cidade do Salvador. O Forte São Marcelo foi construído em 1650 para abrigar o exército que lutara contra a invasão de Salvador. Neste Forte aconteceram fatos importantes. Hoje ele está aberto ao público, depois de anos de abandono e em ruínas, recebeu ajuda da LG, INSINUANTE e ABRAF, juntas, essas empresas restauraram o Forte, sendo hoje aberto à visitação e resgate de sua história. Um dos fatos que mais chamou nossa atenção foi o verdadeiro significado das cores da nossa bandeira. Queremos agradecer ao Colégio Antônio Vieira, EJACAV, e a coordenação, em especial a coordenadora Carminha, que junto com nossas professoras Rita de Cássia, Susete e Analba embarcaram no túnel do tempo nos proporcionando uma tarde diferente e de grande importância para nossa história e nossas vidas.
Foi uma experiência maravilhosa visitar o Forte São Marcelo.Lá encontramos um pouco do que restou da história da Bahia. Rever lugares como a prisão, uma solitária, onde ficou o Bento Gonçalves. Doloroso pensar sobre o modo como os saldados eram tratados dentro daquele mini espaço. O Forte ficou abandonado por muito tempo, há dois anos voltou a fazer parte da história. Precisamos que os órgãos governamentais continuem fazendo esse trabalho com os outros Fortes, para que sejam resgatadas e conservadas as histórias dos nossos antepassados.
Eu gostei muito, pois aprendi muito. Superei até o medo por nunca ter entrado numa embarcação marítima. Foi legal! Foi uma tarde inesquecível no Forte São Marcelo.
A visita ao Forte São Marcelo foi muito proveitosa, acredito que, para todos que ali estiveram. Foi uma viagem ao passado, com várias descobertas sobre a história local e brasileira, além de ter sido uma aula ao ar livre. A visita, para mim, foi um passeio inesquecível, pois nunca tinha indo a nenhum Forte, apesar de morar aqui em Salvador há alguns anos. E há muito tempo que tinha grande curiosidade de conhecer o Forte São Marcelo, pois o vejo todos os dias na vinda ao colégio.
A visita no Forte São Marcelo foi muito importante para mim porque eu adquiri muito conhecimento, inclusive dos objetos. Com uma área total construída, de 2.500 metros quadrados, o seu projeto original, em estilo renascentista, visava melhorar as direções na defesa da cidade e do porto de Salvador. O Forte São Marcelo tem muitos objetos que são muito importantes, entre estes, documentos históricos e do Arquivo Público da Bahia.
Não pude participar da visita ao Forte São Marcelo, por motivo de trabalho. Mas, procurei fazer uma pesquisa e fiquei encantada com as coisas que descobri. Ele era o portão de entrada de Salvador; tem canhões direcionados para a Baía de Todos os Santos, e foi prisão dos líderes da Guerra dos Farrapos e da Revolta dos Malês.
A visita ao Forte São Marcelo foi uma aula diferente. Arrependo-me por não ter ido, mas através da pesquisa que eu fiz, descobri que ele já foi usado como farol, e era o portão de entrada de Salvador; tem visão para a Baía de todos os Santos e foi usado como prisão pra os líderes da Guerra dos Farrapos. Hoje em dia ele é usado para visitação pública. Foi tombado como Patrimônio Histórico de Salvador.
O passeio ao Forte foi uma das aulas mais produtivas fora da sala de aula. Aprendi que Salvador é uma cidade que investiu na sua defesa, através da construção de muitos fortes, sendo um deles o Forte São Marcelo, que foi um dos mais importantes pontos de proteção do seu porto. Agradeço aos professores pela oportunidade de conhecer e aprender um pouco sobre a história do Forte São Marcelo.
No dia 29 de março fomos ao Forte de São Marcelo conhecer a história do Forte. Foi uma aula muito importante, bastante produtiva; deu para pegar alguns pontos fundamentais. A experiência foi muito boa, pois passei a saber o porquê da existência do Forte de São Marcelo, que foi feito com a finalidade de defender a cidade de invasões, inclusive a holandesa, e depois serviu de prisão, onde muitas pessoas sofreram torturas e muitos foram mortos; só o Bento Gonçalves conseguiu fugir. Esse e outros fatos muito tristes me deixaram impressionada. Só de imaginar as pessoas presas naqueles lugares apertados, sem nenhuma ventilação, me deixou agoniada. Devido aos muitos acontecimentos, hoje o Forte de São Marcelo é um patrimônio histórico muito visitado pelos turistas e estudantes. O nosso objetivo é buscar o conhecimento e fazer uma reflexão sobre tudo, e ir além. A história tem um grande fundamento, ela é passada de geração pra geração. E, é através dela que entendemos os dias atuais, e assim poder ter uma noção das coisas do cotidiano.
O colégio Antônio Vieira, instituição filantrópica e participante ativa na prática da justiça social, criou na década de 60 o supletivo do CAV, hoje chamado de EJACAV.
35 comentários:
Que dia especial!
Fomos ao Forte São Marcelo. Uma aventura e tanto! Conhecemos o guia e, não por acaso, o nome dele também era Marcelo, igual ao do Forte. Uma pessoa muito competente. Aprendemos muitas coisas importantes sobre o Forte.
A passagem pela solitária me deixou impressionada, cheguei a sonhar quando fui dormir.
Adorei a experiência!!!
Georgina Dalva
Uma aula diferente e rica em conhecimentos, gostaria de conhecer outros fortes, quando será?
Tânia Maria
Colégio Antônio Vieira EJACAN
Aluna: Luciene Souza Rocha n.º 32
No dia 29/03/08, fui surpreendida por minhas professoras, pois até o momento eu não tinha idéias do que iria acontecer, mas quando pegamos a lancha descobri que era um momento único, conhecer o patrimônio histórico da cidade e se surpreender com os relatos que o Marcelo expôs para todos.
Visitar o Forte São Marcelo é um privilégio, porque é um paraíso de beleza e de conhecimento histórico, e do descobrimento da baia, as histórias da fundação de Salvador. Lá encontra-se várias artilharias de 46 peças de ferro e bronze de diversos calibres.
Em 1664 progrediram as edificações da cisterna e os compartimentos dos 12 quartéis. O Forte São Marcelo é um terraplano de 241 metros de circunferência é uma antiga fortaleza construída no século VXII, para defender a Bahia dos ataques estrangeiros e hoje um moderno Centro Cultural e um lugar de lazer e muito afrodisíaco, pois tem belos restaurantes e uma linda vista para o mar e a cidade.
Para mim a visita ao Forte São Marcelo foi muito interessante porque tive um momento ímpar de participar da História da nossa cidade, visitando locais onde personagens da luta pela Independência da Bahia ficaram presos. Tive também oportunidade de ampliar meus conhecimentos, pois ficou marcante, por ser dia 29de março, aniversário da cidade do Salvador. Grato pela opotunidade.
Osvaldo A. Cruz
A visita ao FORTE SÃO MARCELO para mim foi ótima, pois fiquei surpreso com o verdadeiro significado das cores da nossa bandeira, da pinga e da aguardente. Jamais imaginava que o FORTE SÃO MARCELO guardava um acervo tão rico.
José Felipe
Minha experiência no Forte
Foi bastante fascinante a visita ao forte São Marcelo.
Tivemos uma verdadeira aula sobre a história da Baía de Todos os Santos. Fiquei envaidecida ao saber que somos privilegiados em termos uma paisagem maravilhosa.
Gilande Veloso dos Santos
Os professores não poderiam ter escolhido local melhor para visitarmos. O Forte de São Marcelo, segunda fortaleza marítima, erguida num banco de areia, próximo ao Porto de Salvador. Paisagem única, em torno da belíssima Baía de todos os Santos. Foi muito bom! São esses encontros que enriquecem nosso currículo.
Irandi Sena
A visita ao Forte São Marcelo, para mim, foi uma boa experiência conhecer sua história. Foi muito interessante, aprendi muitas coisas com o guia Marcelo. Os objetos que eram usados para castigar os escravos, alguns produtos de grande valor como: cana-de-açúcar, fumo e algodão. O que mais me deixou triste foi como os escravos eram tratados por seus donos. Gostei de ver o Forte restaurado.
Ilza
No dia 29/03/2008 fomos, com os professores de Língua Portuguesa, Historia, Geografia e a coordenadora, conhecer o Forte São Marcelo. Foi uma tarde maravilhosa, cheia de conhecimentos e descobrimentos. Eu fiquei muito encantada com as histórias que o guia Marcelo nos contou. O Forte São Marcelo estava abandonado, com as suas estruturas em ruínas e servindo de ponto de encontro para uso de drogas e prostituição. Mas, o prefeito e algumas entidades juntaram-se em prol do Forte São Marcelo e o mesmo foi recuperado e está aberto à visitação pública.Eu vou voltar ao Forte outra vez. Parabéns coordenadores e professores! Vocês são demais.
Ilvania Santos Freitas
Fique muito feliz em poder visitar as dependências daquela sentinela que foi erguida sobre um enorme banco de areia de forma arredondada. Guarda no seu interior uma riqueza de grande valia para nós baianos. Ainda existem nele peças e utensílios dos séculos XVI ao XIX, as salas foram transformadas em museu, o que nos engrandece com sua história. A recepção foi muito calorosa.
Alan
A visita o Forte São Marcelo foi gratificante para mim, descobri muitas coisas: o forte serviu como prisão para as pessoas que se rebelavam contra o governo português; solados eram trazidos contra sua vontade e, em Salvador, existiram 30 fortes e hoje apenas 13 sobrevivem. Porém, 4 deles estão abertos à visitas. Foi muito bom conhecer a história do Forte São Marcelo
Jairo de Souza Paranhas
O Forte São Marcelo, conhecido também como Umbigo de Salvador, é um lugar muito especial. Senti-me muito privilegiada por estar naquele lugar histórico; tive a sensação de que tinha passado por tudo aquilo. Apesar de existir desde 1650, tem uma imagem viva e encantadora.
Rosimeire
Forte São Marcelo, popularmente conhecido como Forte do Mar, localiza-se em Salvador, capital da Bahia. Erguido durante o século XVII, o forte esteve envolvido na maioria dos conflitos políticos de Salvador e durante a guerra da Independência de 1822-1823. Após esta data o forte esteve em ruínas, com dois anéis inferiores como pontos de drogas, prostituição e abrigo de mendigos. Após uma análise dos órgãos competentes, sabendo do poder que o Forte São Marcelo representa para a cidade de São Salvador, foi reformado para visita do público. A minha experiência no Forte foi de alto conhecimento na parte histórica de nossa cidade, pois eu não tinha conhecimentos, principalmente do significado das cores da Bandeira do nosso país. Eu, com palavras, só tenho a agradecer a todos os profissionais que fizeram essa experiência acontecer. Obrigado!
Hélio
No dia 29/03/08 recebi um convite de minhas professoras para um passeio ao Forte São Marcelo, ponto histórico e turístico de Salvador. Apesar de morar em Salvador, foi minha primeira visita ao Forte, até mesmo porque antes de sua recuperação não tinha interesse em conhecê-lo, pois, na verdade, o conhecimento que eu tinha era que o local estava abandonado, e que estavam usando-o como ponto de prostituição e tráfico de drogas. Eu não tinha conhecimento que nele aconteceu uma grande história da nossa cidade.
Nesse belo passeio, eu e meus colegas tivemos informações do guia turístico Marcelo sobre o envolvimento do Forte São Marcelo na maioria dos conflitos políticos, no século XIX, inclusive durante a guerra da independência do Brasil em 1822-1823. O Forte São Marcelo, construído sobre um banco de areia, em 1650, visando, principalmente, evitar o retorno de invasores holandeses foi recuperado e pode ser visitado, inclusive para estudos históricos sobre Salvador. Hoje, mais do que nunca, o Forte São Marcelo continua sendo o “Umbigo da Bahia'', como bem disse Jorge Amado.
Rosi Lima
Eu gostei muito de conhecer o Forte de São Marcelo. Foi maravilhoso. O que chamou mais a minha atenção foi a solitária onde os presos considerados mais perigosos ficavam. Quando eu entrei lá, tive uma sensação de sufocamento.
Antônia Edna.
A visita ao Forte São Marcelo, no dia 29/03/2008, foi muito importante e proveitosa, pois foi uma atividade diferente. Ao observar os aspectos que há lá no Forte, conhecemos melhor a história da cidade de Salvador, nos fazendo refletir sobre o passado e o presente da Baía de Todos os Santos. Lá, alguns aspectos nos chamaram muito a atenção como, por exemplo, a sala solitária onde ficavam 140 pessoas presas.
Conceição e Vicente
A visita ao Forte São Marcelo foi muito interessante, pois aprendemos mais sobre a história do Forte e da cidade. O guia que nos atendeu foi muito educado, simpático e atencioso. A aula, como um todo, foi enriquecedora para nosso aprendizado.
Esmeralda
O grupo do EJACAV articulou esta visita ao Forte de São Marcelo com o objetivo de contribuir para que nos tornemos pessoas mais críticas e reflexivas, capazes de compreender melhor e analisar a história em geral.
Por isso, foi um privilégio conhecer a história de um ponto turístico da cidade e ver de pertinho o cenário da história contada e o lugar onde se encontra o Forte de São Marcelo.
Obrigada pela oportunidade!
Natalice
No dia 29/03/20008 fui ao Forte São Marcelo. Foi uma aventura e tanta! Na verdade, foi uma aula diferente e interessante e, só espero conhecer os outros fortes.
Gostei muito de conhecer as histórias da Baía de Todos Santos. E o que me deixou mais impressionada foi a passagem pela solitária, pois cheguei a imaginar o que eles passaram por lá.
Viviane Mutti
No dia 29 de março de 2008 fui ao Forte São Marcelo acompanhada dos professores e da coordenadora. Foi uma experiência maravilhosa, pois pude conhecer um pouco mais das histórias da nossa cidade e o sofrimento que as pessoas passaram naquele lugar.
Apesar do Forte ser tão lindo, guarda história triste, como pudemos ouvir do guia, e visitar os locais onde ocorreram fatos tristes, como a sala solitária. Também pudemos ver objetos antigos como o moinho de açúcar, pratos moringas, panelas e fogareiro, todos de argila.
Conhecemos armamentos usados naquela época. Foram vários descobrimentos muito proveitosos para nosso conhecimento. Todas as salas, cada uma guarda sua história. Foi muito bom ir ao Forte São Marcelo.
Tereza
O Forte São Marcelo tem atraído uma grande quantidade de admiradores, devido a sua beleza, que forma um palco sobre as águas. É um ponto turístico de grande valor sócio-cultural para a nossa cidade.
Pela experiência dos colegas, compreendi o quanto perdi a respeito da riqueza histórica que representa esse Forte. Entretanto, através de pesquisas em jornais e Internet fiquei maravilhada com a beleza estrutural do Forte São Marcelo.
Rosângela
A visita ao Forte São Marcelo foi uma das aulas, fora da sala, mais importantes. Os professores não poderiam ter escolhido lugar melhor para conhecermos no dia do aniversário da cidade. Foi um prazer em conhecer o Forte e sua história, e saber que os pontos turísticos estão sendo visitados por todos os estudantes.
Cosma
Em visita ao Forte São Marcelo, no dia 29 de março de 2008, data do aniversário da cidade do Salvador, juntamente com os professores do EJACAV, passamos uma tarde diferente.
Visitando este Forte, de valor histórico para nossa terra e para o mundo, vivi uma experiência maravilhosa, me senti uma baiana estrangeira.
Fomos recebidos pelo guia Marcelo. Ele nos fez uma demonstração de toda história do Forte, antes e depois de sua reforma. A visita ao Forte, para mim, enriqueceu meu conhecimento. Tive a oportunidade de ver de perto objetos usados na época da colonização; assim com aquelas selas com passado histórico muito forte, que ficou na história, não só para a Bahia como para o mundo. O Forte São Marcelo, com sua magia fascinante, localizado no meio do mar, cercado de água azul-verde da calma e serena Baía de Todos os Santos, é uma das nossas maravilhas.
Rosa Maria
Visitar o Forte São Marcelo foi uma experiência muito boa, porque eu só conhecia através da tv, cartão postal e, toda vez em que eu subia de ônibus a Ladeira da Montanha, fosse de dia ou de noite, eu admirava o Forte. Sempre tive vontade de estar lá, faltava-me coragem, porque nunca andei de barco, ficava com medo. Ah!! Mas, quando surgiu a oportunidade, não pensei duas vezes, encarei o desafio, e a experiência foi maravilhosa. Conhecer um pouco da história de Salvador é muito bom; visitar as salas do Forte foi muito interessante e, principalmente, saber que o Farol da Barra e a igreja de Santo Antônio são Fortes também. Incrível!!!
Lenise Ribeiro
A visita ao Forte São Marcelo foi muito importante, pois fiquei sabendo um pouco mais sobre a história do Forte, conhecido também como Umbigo de Salvador. Ao chegar, fomos recebidos pelo guia Marcelo, ai seguimos conhecendo salas com selas e com passado muito forte, armas da época da colonização, e uma linda maquete.Tenho registrado essa linda aventura junto com professores e colegas, e com a bela vista do mar.
Maria de Fátima
No dia 29 de março, a turma do 2º ano foi privilegiada ao visitar o Forte São Marcelo. O Forte é um lugar extraordinário, localizado no meio do mar da Baía de Todos os Santos. O Forte é um centro histórico maravilhoso, que nós jamais iremos esquecer. O Forte São Marcelo tem uma história muito emocionante, que chega doer no fundo do coração. Para nós, alunos do EJACAV, foi uma experiência de muito enriquecimento. No Forte, o espaço externo e as salas contam as histórias das pessoas que ficaram presas como o Bento Gonçalves e outros que sofreram tanto naquelas selas, e muitos outros. Isso tudo para mim foi emocionante demais e que vai ficar comigo para sempre.
Maria De Lourdes
Visita ao Forte São Marcelo
Nos encontramos todos no Terminal Marítimo da Baiana, no Comércio, tomamos a balsa com destino ao Forte São Marcelo, onde desembarcamos.
Logo que chegamos, fomos recebidos por um guia e um padre do forte, recebemos a benção e seguimos viagem ao passado, onde resgatamos um pouco da nossa história.
Foi de grande importância esta aula no Forte, pois viajamos ao passado, vivendo o momento, e conhecendo experiências daquela época.
O Forte era algo que estava sempre no mesmo lugar, passávamos, víamos, mas não conhecíamos sua história, de grande importância para a cidade do Salvador.
O Forte São Marcelo foi construído em 1650 para abrigar o exército que lutara contra a invasão de Salvador. Neste Forte aconteceram fatos importantes. Hoje ele está aberto ao público, depois de anos de abandono e em ruínas, recebeu ajuda da LG, INSINUANTE e ABRAF, juntas, essas empresas restauraram o Forte, sendo hoje aberto à visitação e resgate de sua história.
Um dos fatos que mais chamou nossa atenção foi o verdadeiro significado das cores da nossa bandeira.
Queremos agradecer ao Colégio Antônio Vieira, EJACAV, e a coordenação, em especial a coordenadora Carminha, que junto com nossas professoras Rita de Cássia, Susete e Analba embarcaram no túnel do tempo nos proporcionando uma tarde diferente e de grande importância para nossa história e nossas vidas.
Cristina e Cristiano
Foi uma experiência maravilhosa visitar o Forte São Marcelo.Lá encontramos um pouco do que restou da história da Bahia. Rever lugares como a prisão, uma solitária, onde ficou o Bento Gonçalves. Doloroso pensar sobre o modo como os saldados eram tratados dentro daquele mini espaço. O Forte ficou abandonado por muito tempo, há dois anos voltou a fazer parte da história. Precisamos que os órgãos governamentais continuem fazendo esse trabalho com os outros Fortes, para que sejam resgatadas e conservadas as histórias dos nossos antepassados.
Maricelia
O meu comentário sobre a ida o Forte São Marcelo.
Eu gostei muito, pois aprendi muito. Superei até o medo por nunca ter entrado numa embarcação marítima. Foi legal! Foi uma tarde inesquecível no Forte São Marcelo.
Joana Conceição Sena Alves.
A visita ao Forte São Marcelo foi muito proveitosa, acredito que, para todos que ali estiveram. Foi uma viagem ao passado, com várias descobertas sobre a história local e brasileira, além de ter sido uma aula ao ar livre. A visita, para mim, foi um passeio inesquecível, pois nunca tinha indo a nenhum Forte, apesar de morar aqui em Salvador há alguns anos. E há muito tempo que tinha grande curiosidade de conhecer o Forte São Marcelo, pois o vejo todos os dias na vinda ao colégio.
Edinilza Souza Santos
A visita no Forte São Marcelo foi muito importante para mim porque eu adquiri muito conhecimento, inclusive dos objetos. Com uma área total construída, de 2.500 metros quadrados, o seu projeto original, em estilo renascentista, visava melhorar as direções na defesa da cidade e do porto de Salvador.
O Forte São Marcelo tem muitos objetos que são muito importantes, entre estes, documentos históricos e do Arquivo Público da Bahia.
Maria São Pedro Costa
Não pude participar da visita ao Forte São Marcelo, por motivo de trabalho. Mas, procurei fazer uma pesquisa e fiquei encantada com as coisas que descobri. Ele era o portão de entrada de Salvador; tem canhões direcionados para a Baía de Todos os Santos, e foi prisão dos líderes da Guerra dos Farrapos e da Revolta dos Malês.
Suely Maria
A visita ao Forte São Marcelo foi uma aula diferente. Arrependo-me por não ter ido, mas através da pesquisa que eu fiz, descobri que ele já foi usado como farol, e era o portão de entrada de Salvador; tem visão para a Baía de todos os Santos e foi usado como prisão pra os líderes da Guerra dos Farrapos. Hoje em dia ele é usado para visitação pública. Foi tombado como Patrimônio Histórico de Salvador.
Adilson
O passeio ao Forte foi uma das aulas mais produtivas fora da sala de aula. Aprendi que Salvador é uma cidade que investiu na sua defesa, através da construção de muitos fortes, sendo um deles o Forte São Marcelo, que foi um dos mais importantes pontos de proteção do seu porto.
Agradeço aos professores pela oportunidade de conhecer e aprender um pouco sobre a história do Forte São Marcelo.
Valmir C.de Santana.
No dia 29 de março fomos ao Forte de São Marcelo conhecer a história do Forte. Foi uma aula muito importante, bastante produtiva; deu para pegar alguns pontos fundamentais. A experiência foi muito boa, pois passei a saber o porquê da existência do Forte de São Marcelo, que foi feito com a finalidade de defender a cidade de invasões, inclusive a holandesa, e depois serviu de prisão, onde muitas pessoas sofreram torturas e muitos foram mortos; só o Bento Gonçalves conseguiu fugir. Esse e outros fatos muito tristes me deixaram impressionada. Só de imaginar as pessoas presas naqueles lugares apertados, sem nenhuma ventilação, me deixou agoniada.
Devido aos muitos acontecimentos, hoje o Forte de São Marcelo é um patrimônio histórico muito visitado pelos turistas e estudantes.
O nosso objetivo é buscar o conhecimento e fazer uma reflexão sobre tudo, e ir além.
A história tem um grande fundamento, ela é passada de geração pra geração. E, é através dela que entendemos os dias atuais, e assim poder ter uma noção das coisas do cotidiano.
Desuita
Postar um comentário